Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/425
Título: Análise dos critérios oftalmológicos para admissão do Bombeiro Militar no Distrito Federal
Título(s) alternativo(s): Análise dos critérios oftalmológicos admissionais do Bombeiro Militar no Distrito Federal
Autor(es): Biojone, Carlos Roberto
Sousa, Elisa Queiroz
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Ingresso
Concurso público
Oftalmologia
Data do documento: 4-Mai-2023
Citação: SOUSA, Elisa Queiroz. Análise dos critérios oftalmológicos para admissão do Bombeiro Militar no Distrito Federal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2023.
Resumo: O processo de ingresso nos Corpos de Bombeiros apresenta variação ao longo do tempo e também nas diferentes Instituições no Brasil e no mundo. O candidato precisa ter conhecimentos teóricos, condicionamento físico e boa saúde para conseguir exercer o que a nova profissão vai exigir dele. Ter uma boa visão é um critério fundamental para o sucesso no trabalho do militar. O presente estudo buscou embasamento para subsidiar a escolha dos critérios oftalmológicos para ingresso. Foram descritos e comparados os critérios utilizados no Brasil e no mundo, bem como analisados os questionamentos administrativos e judiciais decorrentes dos últimos concursos. Como resultado dessas análises foram propostos ajustes nesses critérios e a padronização de um modelo de atestado que contemple objetivamente todos os requisitos que devem compor uma análise oftalmológica admissional, para ser incorporada como diretriz para os futuros concursos do CBMDF.
The process of joining the Fire Department varies over time and also in the differentinstitutions in Brazil and around the world. The candidate needs to have theoreticalknowledge, physical conditioning, and good health to be able to do what the newprofession will require of him. Having a good eyesight is a fundamental criterion forsuccess in the military's work. The present study sought a basis to support the choiceof ophthalmological criteria for enrollment. The criteria used in Brazil and in the worldwere described. Based on this result, the following recommendations were made.Finally, a standardization was proposed for CBMDF.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2023.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/425
Aparece nas coleções:CAEO 2022/2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISA QUEIROZ SOUSA.pdfTexto completo1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 113211088 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização175,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.