Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/201
Título: Análise da carga de trabalho dos pilotos de aeronaves de asas rotativas do CBMDF e sua influência na segurança operacional
Autor(es): Lira Neto, Raimundo Carvalho
Melo, Hugo da Silva
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Aeronaves
Pilotos de aeronaves
Fadiga no trabalho
Data do documento: 18-Fev-2021
Citação: MELO, Hugo da Silva. Análise da carga de trabalho dos pilotos de aeronaves de asas rotativas do CBMDF e sua influência na segurança operacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: A análise da carga de trabalho dos pilotos de aeronaves de asas rotativas no CBMDF, sob o olhar da segurança operacional é de grande relevância para que falhas latentes, as chamadas falhas organizacionais, tenham suas barreiras fortalecidas, e assim, não consigam gerar acidentes ou incidentes aeronáuticos. Foi realizada uma pesquisa aplicada e exploratória, com objetivo claro de utilizar os conhecimentos obtidos em prol da segurança operacional dentro do CBMDF e em outras instituições que executem a mesma atividade. Partiu-se de uma revisão bibliográfica para compreensão do assunto estudado, além de uma coleta de dados por meio de pesquisa nas escalas anteriores e Plano de Emprego Operacional. O questionário aplicado a Comandantes de Grupamentos Aéreos de outras corporações trouxe outras realidades institucionais e formas de promover a segurança operacional em função da carga de trabalho dos pilotos. Sendo assim, o trabalho demonstra o quantitativo de horas trabalhadas pelos pilotos de resgate do CBMDF, mensalmente, nos anos de 2018 e 2019, demonstra ainda, por meio do questionário aplicado a Comandantes de Grupamentos Aéreos de outras Corporações no Brasil, outras formas de promover a segurança operacional e tratar o problema da fadiga, além de questionário aplicado aos pilotos do CBMDF para coletar informações adicionais sobre a carga de trabalho a que estão submetidos. Por fim, a partir dos dados colhidos, foi possível realizar comparação com as normas e doutrinas aplicadas ao tema, o que possibilitou responder o problema proposto. Chegou-se à conclusão que o CBMDF necessita retificar a Instrução Normativa n.° 2, de 30 de agosto de 2010, que trata sobre a fadiga dos pilotos no CBMDF, além da Portaria n.° 17, de 30 de abril de 2015, que regulamenta as escalas de serviços operacionais, promovendo, desta forma, a segurança operacional, por meio do controle de fadiga.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/201
Aparece nas coleções:CAO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINAL MONOGRAFIA CAO2020.pdfMonografia - Texto completo1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 57146220 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização146,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.