Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/205
Título: Emprego de acrônimos para o direcionamento das ações nas operações de combate a incêndio urbano: uma análise dos eventos prováveis em primeira e segunda respostas
Autor(es): Cavalcanti, Paulo Fernando Leal de Holanda
Lima, Eduardo de Assis
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Incêndios urbanos - Combate
Acrônimo
Comunicação
Data do documento: 19-Fev-2021
Citação: LIMA, Eduardo de Assis. Emprego de acrônimos para o direcionamento das ações nas operações de combate a incêndio urbano: uma análise dos eventos prováveis em primeira e segunda respostas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: A tomada de decisão numa cena de emergência é uma tarefa bastante complexa, pois envolve os diversos fatores relacionados com a cena do socorro, conhecimentos adquiridos ao longo da vida profissional (que se materializam na experiência de cada tomador de decisão), além da pressão inerente à atividade de prestação do atendimento e à de urgência no que diz respeito ao que fazer, quando fazer e fazer da forma correta. Durante o atendimento a uma ocorrência de incêndio urbano diversas demandas se sobrepõem, cada uma com sua prioridade, entretanto o surgimento de diversos problemas em um curto intervalo de tempo pode fazer com que o tomador de decisão foque excessivamente em tarefas pontuais, deixando de lado aquilo que precisa ser feito para resolver a situação como um todo, atendendo os objetivos gerais no combate a incêndio, que são o salvamento de vidas, o combate ao incêndio e a preservação da propriedade. É o que se costumou chamar estreitamento perceptivo ou visão de túnel. Com objetivo de auxiliar o bombeiro designado para esta tarefa, ao longo dos anos – sobretudo nos Estados Unidos – foram criados diversos acrônimos para nortear e padronizar as decisões dos comandantes do incidente nas ocorrências de incêndio urbano, que foram e são empregados com sucesso até hoje. No ano de 2014 foi criado o SLICE-RS, após estudos em conjunto do Underwriters Laboratories Firefighter Safety Research Institute – UL FSRI com a International Society of Fire Service Instructors – ISFSI, que, além de guiar o comandante de socorro de primeira resposta, buscava integrar conhecimentos provenientes da teoria do fogo às atividades estratégicas do combate a incêndio urbano. Por outro lado, permanece a lacuna do que fazer na segunda resposta tanto no nível tático (decisão de ações) quanto operacional. Nesse sentido, o presente estudo ainda propõe a utilização do acrônimo CRISE-B (SWARMS) que é uma metodologia idealizada no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF e que tem por base os objetivos do combate a incêndio urbano presentes no manual da Corporação. Dessa forma, após a análise e estudo acerca dos métodos propostos, bem como de uma extensa revisão bibliográfica, fora proposta a adoção das metodologias ALICE-S(O)S (SLICE-RS) e CRISE-B (SWARMS) para atendimento a ocorrências de incêndio urbano em primeira e segunda respostas respectivamente com aplicabilidade para todo socorro do CBMDF por meio da utilização de um checklist padrão.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/205
Aparece nas coleções:CAO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CAO - Cap. Lima PDF-A.pdfMonografia - Texto completo2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 57536274 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização146,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.