Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/234
Título: Aplicação da filosofia lean healthcare no serviço de Ortodontia no processo de gestão da Policlínica Odontológica
Autor(es): Nery, Dirceu Tavares Formiga
Queiroz, Cristiano Costa
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Policlínica Odontológica
Administração de serviços de saúde
Ortodontia
Lean healthcare
Data do documento: 22-Mar-2021
Citação: QUEIROZ, Cristiano Costa. Aplicação da filosofia lean healthcare no serviço de ortodontia no processo de gestão da Policlínica Odontológica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: A filosofia lean tem sido utilizada com sucesso em diversos ramos de atividades econômicas. Aplicadas a instituições de saúde são denominadas lean healthcare e visam a eliminação de desperdícios obtendo processos mais rápidos e seguros com jornadas clínicas mais rápidas e simples e uma melhor experiência global de cuidado. Nesse sentido, a proposta do presente trabalho foi analisar como a filosofia lean healthcare pode ser aplicada ao serviço de Ortodontia no processo de gestão da PODON, principalmente no estudo sobre as faltas ao tratamento e na ampliação do acesso aos atendimentos. Foram utilizados a ferramenta A3, o mapeamento de fluxo de valor do atendimento e um evento Kaisen entre o autor e as ASBs. Foi definida uma estratégia de ação para a melhor gestão dos agendamentos de consultas. O estudo do mapeamento possibilitou ampliar em 1 consulta diária a mais no atendimento ortodôntico e o evento Kaisen possibilitou a capacitação de todas as ASBs serem aptas a auxiliar o serviço de Ortodontia. Os princípios e ferramentas lean podem ser aplicados nas demais áreas da odontologia com resultados significativos na qualidade e produtividade dos atendimentos, gerando economia de recursos e possibilitando novas formas de enxergar a gestão de serviços de saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/234
Aparece nas coleções:CAEO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia lean odontologia versão para enviar final.pdfMonografia - Texto completo2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A3 absenteísmo v1 figura 19.pdfApêndice286,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 58787375 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização157,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.