Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/236
Título: Lombalgia: paradigmas, mitos e prevenção: protocolo para prevenção de lombalgia
Autor(es): Rodrigues, Helbert Abe
John, Felipe Palacio
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Dor lombar
Exercício físico
Bombeiros
Cinesioterapia
Data do documento: 23-Mar-2021
Citação: JOHN, Felipe Palacio. Lombalgia: paradigmas, mitos e prevenção: protocolo para prevenção de lombalgia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem de natureza qualitativa, método descritivo e do tipo revisão sistemática de literatura e tem como objetivo encontrar métodos eficientes para evitar a dor lombar e criar um protocolo de prevenção da lombalgia voltado para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A pesquisa identificou estudos que comprovaram benefícios importantes da cinesioterapia laboral, dos exercícios de fortalecimento da musculatura lombar e dos exercícios de corrida, principalmente de longa distância, na prevenção desse sintoma. As conclusões sugerem uma mudança de paradigma na abordagem do paciente com lombalgia e que um conjunto de exercícios e prática física, se utilizados de forma individualizada e contínua, associados a alterações de estilo de vida, poderão ser determinantes para mudar a qualidade de vida dos militares e diminuir, de forma significativa, os impactos físicos, econômicos e de gestão de pessoas, secundários à dor lombar.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/236
Aparece nas coleções:CAEO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografiaFPJfinal1.pdfMonografia - Texto completo1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 59233404 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização149,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.