Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/278
Título: A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de capacitação aos militares do CBMDF
Autor(es): Schneider Júnior, Otmar Manfred
Oliveira, Ana Carolina de Lima Rick de
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Educação financeira
Bombeiros - Educação
Dívida
Data do documento: 23-Nov-2021
Citação: OLIVEIRA, Ana Carolina de Lima Rick de. A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de capacitação aos militares do CBMDF. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: O tema Educação Financeira vem se destacando na agenda de política global por desempenhar um papel importante na autonomia financeira dos cidadãos. No âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, trabalhos acadêmicos anteriores mostram o elevado grau de endividamento de um quantitativo significativo de militares da Corporação, além dos impactos negativos desse endividamento. A preocupação elevada com dívidas e contas gera um excesso de preocupação, falta de concentração no trabalho, redução de produtividade, aumento do risco de fraudes e corrupção, altas taxas de absenteísmo, aumento de doenças mentais (estresse, depressão e ansiedade) e gastos da corporação com saúde dos militares. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta capaz de alavancar o conhecimento dos militares em educação financeira, de modo a aumentar a eficiência nos serviços prestados pela Corporação à comunidade do Distrito Federal a médio e longo prazos. Foi realizada uma pesquisa aplicada e descritiva, com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento quanto ao tema dos militares que recém ingressaram nas fileiras do CBMDF. Baseada em pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados com a aplicação de questionário, observou-se que os militares dos cursos de formação do ano de 2021 apresentam deficiência em todos os pilares da educação financeira: atitude, comportamento, habilidade e conhecimento). Dessa maneira, foi apresentada uma proposta, com plano de ensino, descrição de conteúdos programáticos, delimitação de competências, como uma alternativa para capacitação dos bombeiros dos cursos de formação do CBMDF.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/278
Aparece nas coleções:CAO 2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina de Lima Rick de Oliveira - TCC - Texto Completo.pdfTexto Completo4,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ana Carolina de Lima Rick de Oliveira - Autorização - Texto Completo.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização130,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.