Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/281
Título: As dificuldades na utilização do suprimento de fundos pelos comandantes de grupamento bombeiro militar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
Autor(es): Lopes, Leonardo Monteiro
Reis, Felipe de Andrade
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Aquisição de materiais
Licitação
Dispensa de licitação
Data do documento: 23-Nov-2021
Citação: REIS, Felipe de Andrade. As dificuldades na utilização do suprimento de fundos pelos comandantes de grupamento bombeiro militar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: Estudo proposto em razão da existência de gastos pessoais dos Comandantes de Grupamento Bombeiro Militar (GBM) frente às aquisições de pequeno valor realizadas nos quartéis que comandam, objetivando, assim, a diminuição ou eliminação desses gastos. Para isso, utilizou-se de extensa pesquisa, predominantemente bibliográfica e documental, com análise da doutrina, das normas legais e infralegais, além de julgados do Tribunal de Contas da União sobre o tema. Houve também a contribuição dos Comandantes de GBM, que responderam ao questionário digital composto de perguntas objetivas (fechadas) e de múltipla escolha. Para complementar a coleta de dados, foi realizada entrevista com o Subdiretor da DIOFI, abordando a visão institucional sobre o assunto. Após revisão de literatura e coleta de dados, notou-se que o suprimento de fundos permite aquisições de pequeno vulto, mas não tem sido utilizado pelos Comandantes de GBM. Verificou-se, assim, que o desconhecimento das normas aplicáveis e também dos aspectos práticos internos para utilização do suprimento de fundos, aliados à falta de capacitação sobre o assunto, contribui fortemente para a subutilização desse instrumento legal de aquisições. Esclareceu-se também que o tema suprimento de fundos pode ser abordado como palestra ainda durante o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, posto não haver impedimento para isso. Por fim, restou demonstrada a necessidade de capacitação para os Oficiais Combatentes, a fim de “desmistificar” o uso do suprimento de fundos e, com isso, mitigar os gastos pessoais anteriormente citados.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/281
Aparece nas coleções:CAO 2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Felipe de Andrade Reis - TCC - Texto Completo.pdfTexto Completo3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Felipe de Andrade Reis - Autorização - Texto Completo.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização128,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.