Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/286
Título: Hierarquia e disciplina: efeitos jurídicos remanescentes com a promulgação da Lei Federal nº 13.967/19 no âmbito do CBMDF
Autor(es): Alencar, Abrahão Medeiros de
Ferreira, Marcus Pedro O. Moniz de Aragão Affonso
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Hierarquia
Disciplina militar
Pena privativa de liberdade
Direito disciplinar
Direito administrativo
Rio de Janeiro (Estado). Corpo de Bombeiros Militar
Data do documento: 23-Nov-2021
Citação: FERREIRA, Marcus Pedro O. Moniz de Aragão Affonso. Hierarquia e disciplina: efeitos jurídicos remanescentes com a promulgação da Lei Federal nº 13.967/19 no âmbito do CBMDF. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: O estudo abrange os impactos da promulgação da Lei Federal nº 13.967, de 26 de dezembro de 2019, para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Por se tratar de tema novo e recente, a monografia analisa o nível de entendimento dos bombeiros militares do CBMDF referente aos efeitos jurídicos remanescentes das punições restritivas/privativas de liberdade às suas carreiras. Para tal análise, descrevem-se como era executado o cumprimento das referidas punições em momento imediatamente anterior à referida promulgação e quais as adequações adotadas pelo CBMDF em momento posterior; também se fez necessária a exposição do entendimento doutrinário moderno e jurisprudencial brasileiro quanto ao tema abordado; além do exame dos efeitos jurídicos remanescentes das punições disciplinares ainda aplicadas com base no RDE. O estudo exploratório e de natureza aplicada foi construído com base em revisão bibliográfica e documental, cujos resultados foram confrontados com os do questionário direcionado à amostra da tropa, a fim de saber, de maneira quali-quanti, o nível de conhecimento do novo cenário jurídico trazido pela novel Lei e o sentimento dos seus efeitos. E, a fim de trazer mais esclarecimentos sobre o tema, foram entrevistadas autoridades da Corregedoria do CBMDF, órgão diretamente ligado à manutenção da disciplina da Corporação. Ao final, a monografia trouxe como recomendações: a apreciação da Orientação Normativa (Apêndice A), para ser publicada em Boletim Geral; a elaboração de ciclo de instruções a serem ministradas à tropa; e a realização de estudo de caso referente aos efeitos da aplicação do Código de Ética e Disciplina do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, na tropa daquele estado, tendo em vista ser o possível futuro a ocorrer no CBMDF.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/286
Aparece nas coleções:CAO 2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcus Pedro Oliveira Moniz de Aragão Affonso Ferreira - TCC - Texto Completo.pdf
  Restricted Access
Texto Completo2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Marcus Pedro Oliveira Moniz de Aragão Affonso Ferreira - Autorização - Texto Completo.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização130,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
SEI_GDF - 84282112 - Autorização.pdf
  Restricted Access
97,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.