Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/409
Título: Gestão de obras no CBMDF: uma proposta de melhoria no processo de fiscalização de obras
Autor(es): Valdez, Rissel Francisco Coelho Cardoch
Matos, Bruno Carvalho Lima de Alencar
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Centro de Obras e Manutenção Predial
Obras públicas
Engenharia civil
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: MATOS, Bruno Carvalho Lima de Alencar. Gestão de obras no CBMDF: uma proposta de melhoria no processo de fiscalização de obras . 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2023.
Resumo: O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) é instituído como órgão da segurança pública, no Art. 144 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Possui sua organização básica definida pela Lei n°8.255, de 20 de novembro de 1991. Ao longo dos anos essa Corporação vem se desenvolvendo e em meados de 2016 teve seu plano estratégico publicado, no qual são apresentados: sua visão, seus valores e a missão dessa Corporação, para o melhor atendimento da sociedade. Dentro do escopo deste trabalho pode-se citar três objetivos estratégicos deste Plano, utilizados como referência: Aperfeiçoar a gestão; Garantir a infraestrutura apropriada às atividades operacionais e administrativas e Valorizar o profissional bombeiro-militar. Para se ter uma infraestrutura adequada para atividades operacionais e administrativas e por consequência valorizar o profissional bombeiro militar, são necessárias a realização de obras, sejam elas: de novas edificações ou reformas. A Corporação possui em sua estrutura organizacional um centro específico para tratar esse assunto técnico, que é o Centro de Obras e Manutenção Predial (COMAP). Este trabalho tem como principal objetivo, propor melhorias no processo de gestão de obras do CBMDF. Para isso, foi feito um mapeamento do processo atual de gestão de obras, buscando fragilidades nesse processo. Também foi aplicado um questionário para um grupo focal, diretamente relacionado com o tema de obras. A partir desse estudo, foram propostas melhorias tanto no processo de gestão de obras, com a criação de uma Comissão Permanente de Fiscalização de Obras (CPFO), como na estrutura do processo SEI, plataforma esta utilizada para tramitar e armazenar documentos, além disso, também foi proposta uma melhoria na publicidade e propaganda das obras e setoriais envolvidos no processo. A partir da proposta deste trabalho pretende-se implantar essa comissão permanente para fiscalização de obras, buscando com isso uma melhoria no processo de gestão de obras, atingindo uma melhor qualidade das obras e proporcionando uma maior transparência no uso dos recursos destinados a investimento no CBMDF
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2023.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/409
Aparece nas coleções:CAEO 2022/2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO CARVALHO LIMA DE ALENCAR MATOS.pdfTexto completo2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 113680109 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização126,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.