Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/64
Título: Mergulho no CBMDF: o próximo passo para evolução
Autor(es): Mendonça, Victor Gonzaga de
Farias, Rodrigo de Carvalho
Palavras-chave: Salvamento aquático
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Grupamento de Busca e Salvamento
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Mergulho
Data do documento: 3-Dez-2019
Citação: FARIAS, Farias, Rodrigo de Carvalho. Mergulho no CBMDF: o próximo passo para evolução. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Formação de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho trata sobre aspectos da estrutura do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) no atendimento às ocorrências subaquáticas. O objetivo foi identificar os pontos de melhorias na estrutura da Seção de Salvamento Aquático (SSA) do Grupamento de Busca e Salvamento no atendimento às ocorrências subaquáticas segundo dados fornecidos pelos mergulhadores em atividade por meio de questionários semiestruturado. Também foram analisados os Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) disponibilizados no site institucional. Na análise desses, observou-se um excelente alinhamento entre os POPs de mergulho e a realidade encontrada na atividade propriamente dita. Sendo sugeridas atualizações nos fluxogramas de modo que os procedimentos fiquem visualmente mais bem apresentados. A aplicação de questionários aos mergulhadores demonstrou que a autopercepção de conhecimento deles está diretamente relacionada com o contato e frequência de utilização dos equipamentos, bem como com o tempo de serviço na atividade. Alinhado com essa percepção, eles indicam maior necessidade de treinamento justamente com os equipamentos que conhecem menos. De modo suplementar, identificou-se que, em média, os mergulhadores conhecem menos sobre a limpeza e manutenção que sobre destinação e operação. Foi observado ainda que equipamentos essenciais para o mergulho como cilindros, reguladores, manômetro, profundímetro e colete equilibrador estão entre aqueles que apresentaram diferenças entre os domínios de conhecimento. Por fim, recomenda-se: 1) a submissão dos fluxogramas propostos a uma comissão de reavaliação dos POPs; 2) elaboração de pedidos de aquisição de materiais para fullface e roupa seca; e 3) a confecção de material didático com foco na limpeza e manutenção do equipamento autônomo (cilindros, válvulas, manômetro, profundímetro e colete equilibrador).
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Academia de Bombeiro Militar, Curso de Formação de Oficiais, 2019.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/64
Aparece nas coleções:CFO 35

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1075 - Apostila - Rodrigo.pdfAnexo - Apostila para manutenção do regulador de primeiro estágio: marca Aqua Lung, modelo Legend LX ACD DIN2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 32128815 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização91,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
1075 - Artigo - Rodrigo.pdfArtigo científico2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.