Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/203
Título: Informações sigilosas no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal: análise do conhecimento e capacitação da tropa
Autor(es): Tempone, André Luiz de Oliveira
Martins, Bárbara Castro
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Informação sigilosa
Bombeiros
Lei de Acesso à Informação
Data do documento: 23-Fev-2021
Citação: MARTINS, Bárbara Castro. Informações sigilosas no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal: análise do conhecimento e capacitação da tropa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: Com o advento da Lei nº 4.990 de 12 de dezembro de 2012, a Lei de Acesso à Informação do Distrito Federal, surgiu a necessidade de adequação dos normativos internos dos órgãos da Administração Pública do DF. Nesse contexto, o presente estudo visou analisar o tratamento de informações sigilosas no CBMDF sob a ótica da capacitação dos recursos humanos. Foi realizada uma pesquisa aplicada e exploratória, com os objetivos de identificar o nível de conhecimento dos militares do CBMDF sobre o adequado tratamento dessas informações, investigar boas práticas de outras instituições e apresentar uma proposta de capacitação aos militares do CBMDF, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários e entrevistas. O estudo mostrou que apenas 10% dos bombeiros militares sentem-se seguros para definir hipóteses legais para restrição de acesso a documentos e processos e que mais de 50% desconhece a maior parte ou todos os procedimentos relativos ao tratamento adequado de informações sigilosas. A capacitação revelou-se como uma das principais formas de otimizar o conhecimento do assunto, tendo sido recomendadas e apresentadas propostas para capacitação dos bombeiros militares em amplo espectro, com a inserção do conteúdo nos cursos de formação e carreira do Sistema de Ensino Bombeiro Militar e ainda, uma capacitação específica para militares das Seções de Apoio Administrativo (SEAADs) e setores de protocolo, que lidam diariamente com os mais diversos tipos de informações no CBMDF.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/203
Aparece nas coleções:CAO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cap Bárbara Martins - TEXTO PARCIAL.pdfMonografia - Texto parcial1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Cap Bárbara Martins - TEXTO COMPLETO.pdf
  Restricted Access
Monografia - Texto completo2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
SEI_GDF - 57394157 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização149,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.