Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/204
Título: A melhoria do serviço prestado pelo CECOM por meio do mapeamento de competências dos militares do SOINP
Autor(es): Silva, Raquel de Souza Gomes da
Delgado, Gil Vicente
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Centro de Comunicação Social
Gestão por competências
Informação pública
Data do documento: 18-Fev-2021
Citação: DELGADO, Gil Vicente. A melhoria do serviço prestado pelo CECOM por meio do mapeamento de competências dos militares do SOINP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: O Serviço Operacional de Informação Pública é responsável por captar e divulgar dados referentes à atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) à imprensa. Devido à sensibilidade do serviço relacionado à manutenção e projeção da imagem do CBMDF os militares que compõem o serviço devem ser altamente capacitados no intuito de evitar que erros de comunicação tragam prejuízos para a reputação corporativa. Nesse sentido a presente pesquisa propõe a construção de um mapa de competências para a identificação de lacunas de capacitação com o propósito de melhorar o serviço entregue. Para isso foram analisadas as normativas que regem o serviço, foram entrevistadas as chefias e observado o serviço em campo. Dessa forma, a pesquisa é centrada no método dedutivo, caracterizada como aplicada, descritiva, qualitativa e quantitativa, bibliográfica e documental. Dentro dessa abordagem os dados obtidos foram analisados dentro dos conceitos da Administração e das ferramentas associadas à identificação e mapeamento de competências. O estudo permitiu concluir que os militares lotados no serviço têm, em média, um nível adequado para a execução do serviço, contudo as tarefas associadas ao trabalho, em sua maior parte, não constam na relação de atribuições do cargo apontando a necessidade de atualização da normativa. O mapeamento também poderá servir de base para a criação de ferramentas para a admissão, avaliação e desenvolvimento dos servidores em um movimento de implantação do modelo de gestão por competências no CBMDF.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/204
Aparece nas coleções:CAO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CAO - Cap Gil final.pdfMonografia - Texto completo4,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 57468990 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização148,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.